Categorias
Audiodescrição

Professor(a) você sabia que a Audiodescrição pode melhorar a performance da sua comunicação em sala de aula?

A comunicação representa o sistema básico das experiências sociais, fundamental para o desenvolvimento da personalidade humana. É um processo de interação e compartilhamento de informações, conhecimentos, ideias e emoções. É a forma pela qual impactamos e somos impactados pelos outros.

Etimologicamente, a palavra comunicar vem do latim communicare, cujo significado é “tornar comum, partilhar”.

O processo de comunicação consiste na transmissão de uma mensagem entre um emissor e um receptor que decodifica (interpreta) uma determinada mensagem através de códigos, ou sistema de sinais. Para haver comunicação deve haver compreensão.

Imagine um professor em sala de aula, explicando um conteúdo de história. Nesta situação, o professor é o emissor da mensagem e os alunos, são os receptores. A mensagem, é o conteúdo e o código utilizado é composto pela linguagem escrita, verbal e não verbal.

Durante a explicação do conteúdo, o professor pode falar, escrever, desenhar e usar gestos para discutir os conceitos. Na ausência de qualquer um destes elementos ou fatores, ocorre um de ruído na comunicação, prejudicando o entendimento da mensagem pelo receptor.

Agora imagine que VOCÊ é esse professor de história. Pense na dinâmica dessa aula, introdução do conteúdo, desenvolvimento das ideias, uso de exemplos, imagem bacana sendo projetada, palavras-chave desenhadas pra enfatizar aspectos importantes e toda aquela dinâmica que ocorre durante uma aula de história muito massa. Agora imagine que na sua turma há um aluno cego. Ele ouviu muito bem tudo o que você disse durante a aula, mas não viu o desenho que você fez no quadro, não viu a imagem projetada, as palavras-chave escritas e muito menos a sua cara de espanto ao levantar um questionamento para turma. Quanta informação importante você acha que esse aluno cego deixou de receber?

Certamente MUITA informação passou batido, certo?

É justamente aí que a audiodescrição pode fazer toda a diferença nesse contexto. Saber o que foi desenhado, escrito e projetado no quadro, pode ser a ponte que separa o aprender e o ser excluído para o aluno com deficiência visual. Para os alunos videntes (que enxergam) essa verbalização ou explicação mais detalhada e consciente pode ampliar significativamente o entendimento sobre o conteúdo compartilhado.

Utilizar os elementos da audiodescrição para descrever as imagens símbolos e gráficos vai deixar a sua mensagem muito mais clara e completa. Potencializando o entendimento de todos (com e sem deficiência visual) a respeito da mensagem compartilhada.

É um salto muito expressivo no aprendizado individual e coletivo. Todos saem ganhando.

Seja inclusivo você também!

Se precisar de ajuda nesse processo, conte comigo! 😉