Categorias
Audiodescrição

QRCode como ferramenta de acessibilidade

Para quem ainda não está familiarizado, o QRCode (ou Código QR – sigla oriunda do inglês Quick Response) nada mais é que um código de barras bidimensional, facilmente escaneado por uma câmera, que pode ser convertido em texto, áudio, endereço URL, e-mail, SMS, e muitos outros formatos. É uma ferramenta digital que está em muita evidência nos últimos tempos, podendo ser visto em programas televisivos, outdoors, cartões de visita, etiquetas e até mesmo documentos.


Você sabia que através desse código de resposta rápida é possível disponibilizar informações detalhadas e precisas sobre qualquer tipo de produto e, dessa forma, torná-lo acessível e disponível também às pessoas cegas? A propósito, você sabia que pessoas cegas também consomem e que no Brasil temos mais de 10 milhões de pessoas com alguma deficiência visual?


Se você tem um estabelecimento comercial ou e-commerce, é indispensável que esteja a par dessas informações, pois, caso contrário, estará fechando as portas do seu negócio para uma grande parcela do seu público.

Já imaginou se toda a peça de roupa, por exemplo, viesse com uma etiqueta com QRCode impresso em alto relevo para que todas as informações sobre o modelo, cor, tamanho e medidas sejam transmitidas também àqueles que não enxergam? Sendo que, além dessas informações úteis, também seria possível acrescentar informações sobre novas coleções e lançamentos que estariam por vir, estimulando um maior envolvimento dos usuários com a marca. Incrível, não é mesmo?


Seria uma excelente maneira de oferecer mais clareza e autonomia aos clientes, mostrando que a empresa, de fato, se importa com eles. Ações como essas geram muito mais envolvimento com os usuários e proporciona uma experiência de compra muito mais completa. E todos nós sabemos que atitudes assim, fidelizam.


Atualmente, muitas marcas estão apostando nessa tecnologia assistiva – que é muito versátil – para informar, engajar e conectar seu público de forma criativa e divertida, mostrando que fazem parte da solução, e não do problema. O que, claramente, torna a experiência de compra muito mais envolvente e humana. Aliar o uso do QRCode com a audiodescrição é trazer para os deficientes visuais qualidade de vida e independência. E aí, o seu negócio já faz parte desse movimento de integração social?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *