QRCode como ferramenta de acessibilidade

Para quem ainda não está familiarizado, o QRCode (ou Código QR – sigla oriunda do inglês Quick Response) nada mais é que um código de barras bidimensional, facilmente escaneado por uma câmera, que pode ser convertido em texto, áudio, endereço URL, e-mail, SMS, e muitos outros formatos. É uma ferramenta digital que está em muita evidência nos últimos tempos, podendo ser visto em programas televisivos, outdoors, cartões de visita, etiquetas e até mesmo documentos.


Você sabia que através desse código de resposta rápida é possível disponibilizar informações detalhadas e precisas sobre qualquer tipo de produto e, dessa forma, torná-lo acessível e disponível também às pessoas cegas? A propósito, você sabia que pessoas cegas também consomem e que no Brasil temos mais de 10 milhões de pessoas com alguma deficiência visual?


Se você tem um estabelecimento comercial ou e-commerce, é indispensável que esteja a par dessas informações, pois, caso contrário, estará fechando as portas do seu negócio para uma grande parcela do seu público.

Já imaginou se toda a peça de roupa, por exemplo, viesse com uma etiqueta com QRCode impresso em alto relevo para que todas as informações sobre o modelo, cor, tamanho e medidas sejam transmitidas também àqueles que não enxergam? Sendo que, além dessas informações úteis, também seria possível acrescentar informações sobre novas coleções e lançamentos que estariam por vir, estimulando um maior envolvimento dos usuários com a marca. Incrível, não é mesmo?


Seria uma excelente maneira de oferecer mais clareza e autonomia aos clientes, mostrando que a empresa, de fato, se importa com eles. Ações como essas geram muito mais envolvimento com os usuários e proporciona uma experiência de compra muito mais completa. E todos nós sabemos que atitudes assim, fidelizam.


Atualmente, muitas marcas estão apostando nessa tecnologia assistiva – que é muito versátil – para informar, engajar e conectar seu público de forma criativa e divertida, mostrando que fazem parte da solução, e não do problema. O que, claramente, torna a experiência de compra muito mais envolvente e humana. Aliar o uso do QRCode com a audiodescrição é trazer para os deficientes visuais qualidade de vida e independência. E aí, o seu negócio já faz parte desse movimento de integração social?

Compartilhe:

Mais do Blog

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support