QUAL O PAPEL DAS IMAGENS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM?

Fotografia colorida de uma professora segurando um cartaz com o desenho de um dinossauro, à frente do computador.

A pandemia alterou radicalmente as práticas pedagógicas e a forma como interagimos com os alunos. Essa nova configuração, mediada pela tela do computador, aumentou o uso de recursos multimídia para apresentar os conteúdos. A lousa se tornou a tela do computador. E o uso de imagens, para expor os conteúdos nessas apresentações, tem sido muito frequente, seja com tirinhas, gráficos, desenhos, charges, filmes ou fotografias.

E qual a relação da imagem com o texto?

Em geral, as imagens podem ser utilizadas para INFORMAR, para COMPLEMENTAR ou apenas ornamentar um texto. No livro didático, as imagens, geralmente, têm função complementar, ou seja, elas trazem elementos, informações, que complementam o que está no texto.

Ao fazer uma apresentação com slides recheados de imagens, é preciso chamar a atenção dos alunos para a descrição (leitura) dessas imagens. A falta dessa visualização pode comprometer o entendimento do conteúdo por todos os alunos, não somente àquele que tem deficiência visual.

Quando o próprio professor faz essa descrição, o processo de compreensão do texto pode ser acelerado, potencializando o aprendizado de todos. Além de fazer a leitura dessas imagens, é preciso relacioná-la a ideia proposta no texto, fornecendo elementos para que o aluno seja capaz de entendê-lo.

Qual o papel das imagens no conteúdo que você tem apresentado para os seus alunos?

Reconhecer a importância dessas imagens no aprendizado dos alunos, nos torna mais criteriosos ao fazer essas escolhas.

Esteja atento para que os materiais postados nos ambientes virtuais de aprendizagem estejam acessíveis. Se for um vídeo, precisa de legenda e audiodescrição, se for um texto com imagem, faça a descrição dessa imagem (isso pode ser feito no próprio documento).

Seja um professor que se importa e não deixe nenhum aluno para trás. Se precisar de ajuda, conte comigo!

Se você achou esse conteúdo relevante, compartilhe com seus amigos professores.