Sobre Nós

A empresa Cinema Cego, é fruto de uma pesquisa de doutorado na Universidade de Brasília (UNB).

Durante os estudos para desenvolvimento da tese, percebemos que o impacto da audiodescrição era infinitamente maior do que inicialmente imaginávamos. Com a evolução da pesquisa, intensificamos nossas relações com o universo das pessoas que não enxergam e aprendemos que, assim como nós (que enxergamos) as pessoas cegas também gostam de sair e fazer amigos, ver um filminho (sim, cegos também gostam de filmes) curtir um show, sair para jantar, escolher o que vai comer e beber (com autonomia) e ao final da noite, pedir o seu uber pra voltar pra casa, como todos nós fazemos.  Tudo muito simples, né? Pra nós, que enxergamos, sim! Mas você já parou pra pensar como é que a pessoa cega assiste a um filme, lê um livro, escolhe o que vai comer no cardápio do restaurante ou um pacote de biscoito no armário? Foi justamente na busca por essa resposta que entendemos, qual era o nosso lugar no mundo e qual era o nosso propósito. 

Foi então que decidimos compartilhar essa ideia e levar a audiodescrição (AD) para espaços e contextos ainda pouco utilizados, para promover uma inclusão real de pessoas com deficiência visual (cegos e baixa visão) em todos os espaços sociais, não apenas no cinema, TV e teatro. Nosso propósito é utilizar esse poderoso recurso acessível para democratizar ao acesso à educação, cultura e mercado de consumo. Acreditamos que projetos e informações com posicionamento acessível estão mudando a forma como profissionais, empresas e governos fazem os seus trabalhos. Nossas soluções são baseadas em Audiodescrição 2.0, e ajudam no aumento da produtividade e na melhoria da consciência social.

Participe desse movimento de inclusão conosco. Seja você também um agente de transformação!

A ideia de que audiodescrição é um conceito reservado às artes audiovisuais já foi ultrapassada. Em qualquer situação em que um elemento visual comunique algo, a AD pode ser utilizada. A embalagem de um produto diz o que ele é e para que serve, certo? A pessoa cega também precisa saber disso. O Aplicativo Speakpack vem para preencher essa lacuna.


Clique aqui e saiba mais sobre o SpeakPack

Curso de Audiodescrição. Muito além da acessibilidade cultural.
Curso de Audiodescrição. Muito além da acessibilidade cultural. Audiodescrição para produtos culturais, educacionais e de consumo.