Publicado em Deixe um comentário

Audiodescrição Pedagógica

Turmas inclusivas já fazem parte da realidade de muitas escolas brasileiras. É de fundamental importância que os educadores estejam preparados para que nenhum aluno seja excluído do seu direito de aprender.

As imagens são fundamentais no processo de ensino e aprendizagem. Para a inclusão de alunos com deficiência visual (cegueira ou baixa visão), é indispensável que a audiodescrição (AD) esteja presente na rotina escolar.

A grande maioria dos professores revela que se sente inseguro ao receber um aluno com necessidades educacionais específicas em sala de aula. E infelizmente o que acontece, na maioria das vezes, é que esses alunos acabam sendo excluídos de muitas atividades.

Em sala de aula as imagens são utilizadas a todo momento, seja na forma de um mapa, uma fotografia, uma obra de arte, um gráfico, a feira de ciências ou alguma apresentação teatral, cheia de gestos e expressões corporais.

​Em termos de pedagogia, a AD pode ser uma ferramenta dinâmica que facilita o envolvimento e potencializa a aprendizagem de todos os alunos, independente de sua condição visual, atuando como uma faceta do Design Inclusivo. Neste contexto, o objetivo da AD será fornecer conhecimento através da imagem. Esse trabalho ajuda os alunos a construírem um pensamento crítico sobre o mundo imagético que eles têm acesso dentro e fora da sala de aula.

O primeiro passo para começar a se familiarizar com essa nova forma de ensinar, é construir o hábito de verbalizar tudo o que se faz (gestos e expressões faciais/corporais) e escreve na lousa (palavras, desenhos ou gráficos).

Se for projetar uma imagem, descreva como é essa imagem e o que ela representa. Fez um desenho na lousa? Descreva-o também!

As imagens geralmente são utilizadas para complementar algum assunto falado. É de fundamental importância que os alunos que não enxergam também compreendam o sentido de sua utilização.

Além de incluir os alunos com deficiência visual, possibilitando que estes tenham acesso ao conteúdo visual trabalhado durante as aulas, a AD também atua como potencializadora da aprendizagem dos demais alunos. A descrição detalhada dos elementos visuais presentes na sala de aula, revela detalhes que certamente passariam despercebidos.

Tenha tudo isso em mente quando fizer o seu plano de aula. Se precisar de ajuda nesse processo, conte com agente!;-)

Deixe uma resposta