AUDIODESCRIÇÃO NO VAREJO

INCLUSÃO REAL NO COTIDIANO DA PESSOA CEGA.

Audiodescrição no varejo. Fotografia colorida de duas mulheres em uma loja de roupas. Uma delas, é idosa e tem o cabelo branco em corte chanel.  Ela está segurando a manga de uma blusa que está pendurada no cabide de uma arara à sua frente. A outra, mais jovem, a acompanha.

Muitas pessoas ainda imaginam que a audiodescrição é uma ferramenta de acessibilidade necessária apenas para inclusão cultural. E aqui eu te convido a refletir sobre as transformações que podem ocorrer se os profissionais do varejo souberem utilizar as técnicas da audiodescrição para apresentar os produtos que estão vendendo. Seja em um restaurante, mercado, farmácia ou numa loja de departamento. Saber organizar as informações para apresentar um produto para uma pessoa cega pode fazer toda a diferença na experiência dos consumidores, cegos e também videntes.

Cada vez mais, empresas estão investindo em ações de impacto social positivo. Existe uma carência muito grande de profissionais habilitados para realizar atendimentos inclusivos e humanizados. E aqueles que estiverem preparados, certamente sairão na frente e terão bem mais oportunidades, tanto de se destacar na carreira, como de fazer a diferença na vida das pessoas com deficiência visual.

Assim como uma rampa, criada para possibilitar o acesso de cadeirantes e pessoas com baixa mobilidade, pode facilitar a vida de um idoso, uma gestante ou pessoa com carrinho de bebê, a audiodescrição, além de oferecer autonomia na decisão de compra do consumidor que é cego, também pode melhorar a experiência de todos os outros consumidores, em especial os idosos ou pessoas com déficits cognitivos.

Uma vez que o profissional atendente sabe SELECIONAR e ORGANIZAR as informações técnicas e visuais mais relevantes sobre determinado produto, ele automaticamente vai oferecer uma experiência muito mais impactante para toda a sua clientela, elevando o atendimento para um outro nível.

Não importa a sua área de atuação, se você trabalha com pessoas, a audiodescrição pode te ajudar a aumentar o seu impacto no mundo.

Se você quer participar ativamente da construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, em que nenhuma pessoa seja excluída em razão da deficiência e quer saber como utilizar a audiodescrição para tornar produtos culturais, educacionais e de consumo acessíveis e, eu te convido a conhecer o nosso Curso de Audiodescrição 2.0.

Curso100% online, com muita atividade prática para você aprender a utilizar todo o potencial desse poderoso recurso acessível que pode transformar a sua vida e a de muitas outras pessoas.

E aí, vamos juntos fazer a diferença?