Categorias
Audiodescrição

Sony lança jogo com mais de 60 opções de acessibilidade e emociona youtuber cego

Nos últimos dias, viralizou na internet um vídeo do designer gráfico Steve Saylor emocionado ao jogar o jogo The Last Of Us Part II. O motivo? As funções de acessibilidade que o jogo possui.      

Como ele mesmo se apresenta, Steve é um youtuber gamer situado em Toronto, é podcaster, designer gráfico, professor universitário e cego. Em 2015, ele iniciou em seu canal no youtube – que possui hoje mais de sete mil inscritos – uma série chamada “Blind Gamer” (Jogador Cego em português) onde ele uniu humor com sua paixão por videogames.

Além disso, Saylor é um defensor de jogos acessíveis, se apresentando em diversas conferências para desenvolvedores de jogos e prestando sua consultoria sobre seus projetos futuros.

No último dia 12, o gamer postou em suas redes sociais um vídeo com a sua reação emocionada ao obter acesso – em primeira mão – ao jogo e as opções de acessibilidade que ele dispõe.

Tradução: Eu relutei em postar isso. Gravei minha reação quando vi as configurações de acessibilidade em The Last of Us Part II pela primeira vez, pensando que seria um vídeo divertido para a posteridade. Eu não esperava isso. É por isso que fazemos o que fazemos. Obrigado, Naughty Dog.”

Steve foi o consultor de acessibilidade contratado pela produtora Naughty Dog para o desenvolvimento do jogo e por isso pode acessá-lo antes de todo mundo.

Para quem não sabe, Steve Saylor possui deficiência visual derivada de uma doença ocular chamada nistagmo, que causa um movimento involuntário dos olhos que pode fazer o olho mover-se rapidamente de um lado para outro, para cima e para baixo ou em um círculo, causando nele uma baixa visão. Steve é uma pessoa que luta diariamente para que a parcela da população que possui alguma deficiência seja incluída de maneira justa no meio do entretenimento assim como qualquer outra pessoa. Em seu canal há diversos vídeos em que, de maneira descontraída, ele mostra “como eu posso jogar videogame se eu sou cego”. Os vídeos são em inglês, mas vale a pena assistir.

O jogo The Last Of Us Part II é um jogo eletrônico de ação-aventura e sobrevivência desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Interactive Entertainment. É uma sequência do jogo The Last Of Us, de 2013, e foi lançado no dia 19 de junho de 2020, exclusivamente para PlayStation 4. Ambientado cinco anos após os eventos do primeiro jogo e vinte e cinco anos após o início de um fenômeno epidêmico causado por uma mutação do fungo Cordyceps, os jogadores assumem o papel de Ellie, com 19 anos de idade, que entra em conflito com cultos misteriosos em um Estados Unidos pós-apocalíptico. (Fonte: Wikipédia)

Segundo a Sony, são mais de 60 configurações de acessibilidade. Além de recursos para pessoas cegas ou com baixa visão – permitindo que se vivencie a campanha do personagem principal apenas pelo som – o jogo possui funcionalidade para pessoas com deficiência auditiva e motora. Se tornando, portanto, o jogo mais acessível já produzido até o momento.

O trabalho executado pela Naughty Dog representa um grande passo na luta por inclusão de pessoas com deficiência e esperamos que funcione como exemplo para que cada vez mais empresas aproveitem o avanço das tecnologias e façam o mesmo por essa comunidade.