O CRESCIMENTO DO ÁUDIO E OS IMPACTOS NO MERCADO DA AUDIODESCRIÇÃO

Fotografia colorida de uma mulher com fones de ouvido. Nos quatro cantos da imagem, símbolos de podcast, audiolivro, spotify e alexa.

Você está acompanhando o crescimento do áudio? Qual o impacto desse crescimento no mercado da audiodescrição?

A democratização do acesso à smartphones e internet banda larga está impulsionando o mercado global de plataformas streaming de áudio. Devido à variedade de conteúdo disponível nessas plataformas, a publicidade de áudio em todo o mundo está aumentando exponencialmente.

Essa escalada do áudio envolve o consumo crescente de audiolivros, podcasts, assistentes virtuais (Alexa, Jarvis, Siri), e a ascensão vertiginosa de redes sociais exclusivamente em áudio. Todos esses fatores impulsionam o consumo de áudio digital e está chamando a atenção das grandes empresas, que conseguem fazer anúncios de baixo custo nessas plataformas, que possuem altas taxas de conversão.

Essa matemática é extremamente atraente para o mercado da publicidade. E por falar nisso, você já ouviu os comerciais nessas plataformas? Eles fazem um comercial visual em uma rede que é sonora. Não faz sentido!

Agora você já imaginou se eles utilizassem a audiodescrição integrada para fazer esses comerciais? Eu, como adoro experiências sensoriais, já fico imaginando mil possibilidades. E um dos pontos fortes do áudio é justamente a possibilidade de personalização para provocar sentimentos e sensações variadas na audiência, como estimular a fome, por exemplo.

Você está preparado para atender a essa demanda emergente? Ou ainda está achando que audiodescrição é só pra cinema, TV e teatro?

Se você quer saber como utilizar todo o potencial da AD para oferecer experiências acessíveis muitos mais impactantes, inscreva-se em nosso Curso de Audiodescrição 2.0.