O Significado das Cores em Matrix

Banner do trailer de Matrix Ressurrection. A imagem está em preto e branco e tem um filtro verde. Neo está mais velho, tem os cabelos lisos pretos e compridos, na altura da orelha. Usa um óculos escuros e barba.
Cena de Matrix, 1999.

Esse clássico que estreou em 1999 e revolucionou a história do cinema, está voltando com tudo e tem estreia prevista para 22 de dezembro.

Seja pelo significado filosófico (que faz uma releitura da alegoria da caverna, de Platão), ou pelos efeitos especiais utilizados, o fato é que o filme Matrix deu o que falar e explodiu a cabeça de muita gente.

Se você acompanhou nossos últimos posts sobre a psicologia das cores, já percebeu o quanto as cores são elementos fundamentais na transmissão de mensagens, na condução da nossa atenção e das nossas emoções no universo cinematográfico.

Na trilogia de Matrix, a cores são utilizadas para:

  1. Causar estranheza com o tom de pele esverdeado;
  2. Criar contraste entre as realidades;
  3. Representar o mundo frio e sem esperança da realidade;
  4. Marcar situações de perigo.

Vejamos alguns exemplos:

Em toda a trilogia, há uma predominância de tons VERDES, principalmente na pele das pessoas. Quando isso acontece, normalmente traz estranheza e gera um desconforto. O VERDE pode ser associado tanto à natureza e à prosperidade, como para criar um ambiente tóxico e venenoso. Por estimular respostas positivas e negativas, o verde pode se tornar a METÁFORA CENTRAL da dualidade da existência. E o filtro, que dá ao ambiente e às pessoas esse tom esverdeado, é fundamental para criar essa atmosfera.

Imagem de Neo e Trinity, do filme matrix. No topo, ao centro, o texto: Filtro verde, indicando que eles estão dentro da Matrix. Eles usam roupas pretas e óculos escuros. A imagem tem um filtro verde.
Cena de Matrix, 1999.

Quando Neo toma a pílula vermelha e sai da Matrix, o tom já muda para o AZUL. Destacando um ambiente frio, desesperançoso e não propenso à vida. Essa mudança nos tons é utilizada pra identificar em que tipo de mundo os personagens estão. Se for VERDE, indica que estão dentro da Matrix, se for AZUL, eles estão fora.

Imagem com o texto: Filtro azul, indicando que estão fora da matrix. Logo abaixo, cena de neo e Trinity deitados nas cadeiras da nave Nabucodonosor, de Matrix. Neo está de roupa preta e Trinity está de cinza. A imagem tem um filtro azul.
Cena de Matrix, 1999.

Já o vermelho é utilizado para chamar nossa atenção. Lembra daquela cena da loira de vestido VERMELHO, que aparece no meio da avenida, onde todos usam preto? Neo tinha acabado de sair da Matrix e Morpheus estava mostrando pra ele como tudo funcionava. Só que aí apareceu aquela loira bonita e sensual, usando um vestido VERMELHO colado ao corpo, e distraiu toda a atenção do garoto. Quando Morpheus pergunta se ele prestou atenção ou se distraiu com a mulher de vermelho, Neo tenta se justificar, mas ao voltar o olhar para a loira, há um agente com a arma apontada para sua cabeça. Perceba que o vermelho aqui foi estrategicamente utilizado para distrair a atenção e também para indicar um perigo iminente, um sinal de alerta.

Imagem com o Texto: Vermelho para distrair o olhar e indicar perigo iminente. Logo abaixo, cena do filme com uma loira de vestido vermelho em destaque. Na cena, todos os personagens que aparecem ao redor, usam preto.
Cena de Matrix, 1999.

Outra cena que também mostra, de forma muito meticulosa, como as cores dão sinais do que está por vir, é aquela em que Cypher está em um restaurante negociando a entrega de Morpheus. Na cena, ele usa blazer preto e uma camiseta VERDE por baixo. Na mesa, logo à sua frente, há um vidro de azeite (que é VERDE), mas que tem dentro dele, uma pimentinha vermelha boiando. Os pratos são brancos e contrastam com o bife alto, mal passado e sangrento. Ao lado, uma bela taça de vinho tinto. Essa mistura de cores destaca os elementos e anuncia um perigo que está por vir (lembre-se que Morpheus é capturado logo em seguida). Nessa cena, a cor VERDE é utilizada para demonstrar que estão dentro da Matrix. O aviso de perigo iminente é feito é feito através da cor VERMELHA, presente no bife, na pimenta e no vinho tinto. Tudo estrategicamente elaborado para transmitir informações numa camada mais profunda e que pode, facilmente, passar despercebida.

Imagem com o texto: Verde indicando que está dentro da matrix e vermelho para sinalizar perigo iminente (Morpheus é preso em seguida). Logo abaixo, cena de Cypher no restaurante. Ele é careca, usa um blazer preto e camiseta verde por baixo. Na mesa, logo a sua frente, à esquerda, uma garrafa de azeite verde. Ao lado um prato branco com um bife alto, suculento e sangrento. À direita, uma taça de vinho tinto.
Cena de Matrix, 1999.

Assistindo ao trailer do novo Matrix Ressurrections (que tem estreia prevista para 22 de dezembro de 2021), é possível dizer que essas cores continuarão compondo a história e direcionando nossa atenção. Já nos primeiros segundos do trailer oficial, vemos uma cena noturna de Neo caminhando em uma rua com prédios dos dois lados. Os prédios e o asfalto são cobertos por desenhos que imitam os componentes de uma placa-mãe de computador, tudo em VERDE neon. Mas se observarmos com atenção, do lado direito da avenida, há duas placas VERMELHAS na fachada de dois prédios próximos. Em seguida, Neo aparece tomando pílulas azuis. A cena tem filtro azul e na sequência mostra uma pia branca com várias pílulas AZUIS caídas dentro dela, deixando o azul em destaque. Ao que tudo indica, as cores continuarão com seu papel de destaque, nos dando informações extras e pistas do que está por vir.

Imagem com texto: Verde predomina a cena e o vermelho fica nos detalhes. Logo abaixo, imagem do trailer oficial de Matrix Ressurrections em que Neo atravessa uma avenida com prédios marcados com detalhes verdes que lembram os componentes de uma placa-mãe de computador. A esquerda, há duas placas vermelhas. Na parte inferior, uma frase de Neo em que ele diz: “Tive sonhos que não eram apenas sonhos”.
Cena do trailer de Matrix Ressurrections. Imagem de Neo refletida no espelho do banheiro. Ele usa um blazer azul e coloca pílulas na boca. Logo abaixo, close do frasco com as pílulas azuis nas mãos.
Cena do trailer de Matrix Ressurrections, 2021.
Cena do trailer oficial de Matrix Ressurrections. Imagem de uma mulher branca com o cabelo curtinho, todo azul. Na cena ela diz: Se você quer saber a verde Neo, você vai ter que me seguir. O foco da imagem é o cabelo azul da personagem.
Cena do trailer de Matrix Ressurrections, 2021.

Resta-nos aguardar ansiosamente pela estreia dessa belezura. Quero muito assistir esse filme e certamente voltarei aqui para trazer muitos spoilers e descrever algumas cenas legais pra vocês.

Acho que vou fazer a audiodescrição do trailer também. Senti um arrepio na espinha quando assisti e quero compartilhar essa sensação gostosa. Aguardem!