PSICOLOGIA DAS CORES NO CINEMA – ROXO

Imagem do personagem Medo, do filme Divertidamente. Ele é roxo, magrinho e tem apenas um fio de cabelo. Seu semblante é de medo.
Personagem Medo, do filme Divertidamente, de 2015.

Como vocês viram nos posts anteriores, a cor ajuda a contar histórias e por esse motivo é um recurso muito utilizado na criação de filmes.

A cor pode mudar completamente o tom de uma cena e pode ser utilizada para:

1.Provocar reações psicológicas no público;

2.Concentrar a atenção em detalhes importantes;

3.Definir o tom do filme;

4.Representar traços de caráter e personalidade de um personagem;

5.Mostrar mudanças na história.

Hoje vamos falar do ROXO.

Historicamente, o custo do pigmento roxo era muito alto e por esse motivo era utilizado somente por membros da realeza. Talvez isso explique porque esta cor, geralmente, está associada ao luxo.

No cinema, o roxo também reforça a ideia de SONHO, ILUSÃO e FANTASIA. Está associada com a energia sobrenatural do universo, do cosmos e a espiritualidade como um todo. Como o roxo é a mistura do vermelho com o azul, ele também pode transmitir sentimentos opostos, como CORAGEM e MEDO.

No filme Divertidamente (2015), o personagem Medo é representado na cor ROXA.

No filme Avatar (2009), os personagens são azuis, mas o roxo, e suas diferentes tonalidades, estão presentes por todos os lados e transmite a ideia mística e fantasiosa, como nesta foto de Pandora, em que plantas mágicas são retratadas em um tom lilás luminoso, destacando a fantasia dessa floresta encantada.

Imagem de Pandora, floresta mágica do filme Avatar. Os personagens Zeytiri e Jake estão na floresta de pandora. O ambiente está escuro e há seres iluminados e plantas místicas na cor roxa.
Cena do filme Avatar, 2009.

O roxo também é a cor de uma das joias do infinito, no universo da Marvel. Ela é a joia do PODER INFINITO e compõe a manopla de Thanos, que a propósito, é roxo da cabeça aos pés.

Imagem de Thanos, do filme Vingadores. Ele é grande, fortão e todo roxo. Em primeiro plano, mostra a sua manopla com as cinco joias do infinito. Uma das pedras é roxa.
Personagem Thanos, do filme Vingadores – Guerra Infinita, 2018.