PSICOLOGIA DAS CORES NO CINEMA – ROXO

Imagem do personagem Medo, do filme Divertidamente. Ele é roxo, magrinho e tem apenas um fio de cabelo. Seu semblante é de medo.
Personagem Medo, do filme Divertidamente, de 2015.

Como vocês viram nos posts anteriores, a cor ajuda a contar histórias e por esse motivo é um recurso muito utilizado na criação de filmes.

A cor pode mudar completamente o tom de uma cena e pode ser utilizada para:

1.Provocar reações psicológicas no público;

2.Concentrar a atenção em detalhes importantes;

3.Definir o tom do filme;

4.Representar traços de caráter e personalidade de um personagem;

5.Mostrar mudanças na história.

Hoje vamos falar do ROXO.

Historicamente, o custo do pigmento roxo era muito alto e por esse motivo era utilizado somente por membros da realeza. Talvez isso explique porque esta cor, geralmente, está associada ao luxo.

No cinema, o roxo também reforça a ideia de SONHO, ILUSÃO e FANTASIA. Está associada com a energia sobrenatural do universo, do cosmos e a espiritualidade como um todo. Como o roxo é a mistura do vermelho com o azul, ele também pode transmitir sentimentos opostos, como CORAGEM e MEDO.

No filme Divertidamente (2015), o personagem Medo é representado na cor ROXA.

No filme Avatar (2009), os personagens são azuis, mas o roxo, e suas diferentes tonalidades, estão presentes por todos os lados e transmite a ideia mística e fantasiosa, como nesta foto de Pandora, em que plantas mágicas são retratadas em um tom lilás luminoso, destacando a fantasia dessa floresta encantada.

Imagem de Pandora, floresta mágica do filme Avatar. Os personagens Zeytiri e Jake estão na floresta de pandora. O ambiente está escuro e há seres iluminados e plantas místicas na cor roxa.
Cena do filme Avatar, 2009.

O roxo também é a cor de uma das joias do infinito, no universo da Marvel. Ela é a joia do PODER INFINITO e compõe a manopla de Thanos, que a propósito, é roxo da cabeça aos pés.

Imagem de Thanos, do filme Vingadores. Ele é grande, fortão e todo roxo. Em primeiro plano, mostra a sua manopla com as cinco joias do infinito. Uma das pedras é roxa.
Personagem Thanos, do filme Vingadores – Guerra Infinita, 2018.

Compartilhe:

Mais do Blog

card de fundo preto e duas cortinas vermelhas, uma de cada lado. O centro, o texto: audiodescrição no teatro. o que você precisa saber. Logo abaixo, duas máscaras que representam o teatro.

AUDIODESCRIÇÃO NO TEATRO

Como funciona a audiodescrição no Teatro? Precisa de cabine e aparelhos de transmissão? Por que o audiodescritor precisa participar de ensaios prévios? Nessa matéria você encontrará essas respostas e poderá conferir as principais informações sobre a audiodescrição no teatro.

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support