PSICOLOGIA DAS CORES NO CINEMA – O VERMELHO

Cena do filme beleza americana com a personagem Ângela ao centro, deitada sobre um tapete de pétalas de rosas vermelhas. Ela é loira, tem os cabelos compridos e está nua. Algumas pétalas cobre os seios e as partes íntimas. O vermelho das pétalas destaca a sua pele branca.
Cena do filme Beleza Americana, de 1999.

A “Psicologia das Cores” estuda as diferentes reações do nosso cérebro sob a influência das cores e é muito utilizado no universo cinematográfico.

Os filmes despertam emoções de maneiras que você pode nem perceber. E o uso das cores vai muito além da estética. As cores transmitem sentimentos sensações e mensagens que ajudam a contar a contar a história, ditando o tom e preparando a audiência para o que está por vir.

Para escolher as cores de uma cena é preciso entender a importância delas. Cores diferentes transmitem sensações diferentes ao espectador e podem acentuar a emoção que se pretende transmitir naquele momento, apontando o clima e até mesmo o estado emocional de um personagem.

Cores quentes, transmitem a ideia de calor e geram agitação. São ótimas para ressaltar emoções intensas como desejo, paixão, sensualidade, violência etc.

Já as cores frias, com o próprio nome sugere, são capazes de esfriar uma cena, pois remetem a sentimentos mais introspectivos como calma, passividade, tristeza e solidão.

Existem vários diretores que são conhecidos por caracterizar personagens a partir da paleta de cores.

O vermelho, é uma cor quente que representa sentimentos intensos. O vermelho também evoca ideia de ação, aventura e força, e tem a capacidade de acelerar o ritmo cardíaco e a respiração. Essa cor está muito associada à paixão, ao perigo e também ao poder. Ela pode indicar a sensualidade de algum personagem, assim como violência e raiva.

No filme beleza americana, o diretor criou uma complexa simbologia que explorou a cor vermelha através das rosas, como na famosa cena em que a jovem está mergulhada em uma banheira branca coberta por pétalas vermelhas.

Essa cor está presente em toda a narrativa e ajuda a construir o clima de desejo, luxúria, poder e sofrimento.

Entendendo toda a ciência que existe por trás do uso das cores no cinema, fica mais fácil entender porque é importante dizer as cores quando vamos fazer a audiodescrição de um filme, não é verdade?

Nos próximos posts vou trazer outros exemplos de como as cores são utilizadas no cinema para transmitir diferentes sensações ao público.