PSICOLOGIA DAS CORES NA SÉRIE ROUND 6 – SQUID GAME, DA NETFLIX

Imagem de Round seis, com 3 guardas à frente de uma parede azul. Eles usam macacão rosa-choque com capuz e máscara preta tampando todo o rosto. Na testa do personagem que está no meio, há o desenho de um quadrado branco. Nos dois que estão ao lado, há um círculo.
Cena de Round 6 (Squid Game), da Netflix.

Se você navega na internet, certamente já ouviu falar dessa série coreana que vem fazendo um estrondoso sucesso mundo a fora, alcançando o primeiro lugar nos 83 países em que a Netflix atua. Eu, como boa dorameira que sou, não poderia deixar de falar sobre ela. Mas neste post, vou me ater somente ao uso simbólico das cores, que por si só, já é uma história dentro da história. Vem comigo!

Imagine um jogo com brincadeiras infantis em que o vencedor ganha um prêmio de 200 milhões de reais. Parece simples, certo? Só que não! Nesse jogo, somente pessoas endividadas, e com suas vidas no limite, são convidadas a participar. O que os participantes não sabem é que vencer é a única forma de sair vivo desse jogo. Nele, vemos até onde uma pessoa pode ir pra conseguir dinheiro. Um mix de Jogos Mortais com Jogos Vorazes com muito sangue na tela e um contraste de cores de encher os olhos!

*Aviso de Spoilers

Já no primeiro episódio, uma cena na estação de metrô nos mostra como as cores são utilizadas como estratégia que direciona o nosso olhar e conduz as nossas emoções. Essa cena, aliás, nos leva diretamente a outro clássico sucesso de bilheteria, Matrix. Lembra das pílulas azul e vermelha? Pois é, em Round 6 o azul e o vermelho também são utilizados para transmitir a ideia de dualidade da existência. E aqui nessa sequência, é o azul é que dá o tom da cena. Observe que o protagonista usa um boné azul e a própria cena é apresentada com um filtro azul, trazendo ainda mais frieza e solidão(repare o ambiente ao redor, com piso de mármore, frio). E não acaba por aí, pois o contraste de cores é intencionalmente explorado em absolutamente todos os segundos dos nove episódios apresentados.

Cena de Round seis em que o personagem principal está de frente a um vendedor que lhe mostra um cartão azul e outro vermelho. A cena usa um filtro azul e o personagem principal também usa um boné azul.
Cena de Round 6 – Netflix, 2021.
Cena de Matrix com o foco nas mãos de Morpheus. Na esquerda, tem uma pílula azul e na direita, uma pílula vermelha.
Cena de Matrix, filme de 1999.

Se pudéssemos escolher duas cores para definir Round 6, seriam o verde e o rosa . No jogo, os competidores usam roupas de ginástica verde, e os guardas, uniformes rosa choque. De acordo com o criador da série, Hwang Dong-hyuk, a escolha das duas opções de cores foram intencionais, já que ambas evocam memórias da infância.
Embora o rosa-choque seja um tom provocante, que geralmente transmite a ideia de sensibilidade, doçura e romance, na série ele é utilizado para CONTRASTAR com a natureza sombria do trabalho que esses personagens executam, que envolve matar quem for eliminado e jogar seus corpos em incineradores.


Já as máscaras, foram escolhidas numa referência às formigas, em que as formas geométricas de círculo, triângulo e quadrado, determinam a classificação no grupo. O círculo representa os trabalhadores, o triângulo representa os soldados e o quadrado, os gerentes.

Além dos uniformes dos guardas, o rosa também é utilizado no papel de embrulho de um revólver e no corredor entre o dormitório e a arena de jogos.

Cena de Round seis, com uma caixa de presente preta com um revólver dentro. O papel de embrulho da arma é rosa-choque.
Cena de Round 6 (Squid Game), da Netflix. Papel de embrulho de um revólver com papel rosa-choque.

Cena de Round seis com um corredor com escadas em formato de labirinto. O local tem paredes rosas, verdes e alguns detalhes em amarelo.
Cena de Round 6 (Squid Game), da Netflix. Corredor entre o quarto e a arena de jogos.



Já o líder, explica o diretor, usa uma máscara preta numa clara homenagem ao visual de Darth Vader, de Star Wars. Esse visual todo preto remete ao medo, o anonimato e ao poder.

Imagem do líder, de Round seis. Ele usa roupa com capuz, luvas e máscara pretos. Nas mãos, ele segura uma arma.


Percebeu a quantidade de informações simbólicas que as cores transmitem? Fazendo essas conexões, fica fácil entender porque devemos mencioná-las nos roteiros de audiodescrição, certo?

E aí, bateu aquela curiosidade para assistir Round 6?
A série está disponível na Netflix, com versão dublada, mas INFELIZMENTE, ainda sem audiodescrição.

Se quiser conferir o trailer oficial com audiodescrição, feita por nós, assista o vídeo abaixo.