4 Etapas para Criar um QRCode de Audiodescrição

card pret com letras brancas e o texto. 4 etapas para criar um qrcode de audiodescrição e tornar obras de arte acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Sempre recebemos muitas perguntas sobre como é feita a audiodescrição via qrcode. Para ajudá-los a entender cada etapa deste trabalho, elaboramos um pequeno passo-a-passo.

Análise do Projeto das Obras

Em primeiro lugar, é necessário fazer a análise da obra de arte. Em algumas situações, pode acontecer de o cliente enviar apenas o projeto da obra. Logo, o objetivo dessa etapa é reunir as principais informações, como autor, tipo de obra, ano, dimensões, e impressões do artista. Além disso, coletar informações adicionais também pode ajudar a construir uma imagem mental da obra.

Análise do Espaço

A segunda etapa é a análise do espaço em que as obras serão expostas. Muitas vezes, uma única exposição ocupa toda a galeria. Neste caso, além de fazer a audiodescrição das obras, é preciso descrever também o espaço em que ela ocupa para criar uma imagem mental que seja o mais realista possível.

Construção da Audiodescrição

Posteriormente vem a terceira etapa, onde ocorre a construção da audiodescrição. Essa etapa envolve o roteiro, consultoria, narração, edição de áudio e, por fim, a geração do qrcode. Cada etapa pode ser feita por um profissional diferente, já que envolve habilidades distintas de escrita e leitura, técnicas de locução e edição de áudio e imagem.

Geração do QR Code de Audiodescrição

A quarta etapa é a geração do QRCode propriamente dito. 

Esse código funciona como um link de acesso a um endereço virtual, portanto, é preciso salvar essa trilha de áudio em uma página web

Nós, por exemplo, salvamos tudo no site do Cinema Cego. Depois de salvar a AD de todas as obras, é necessário copiar o link de cada uma e gerar manualmente cada qrcode (sim, é um processo trabalhoso). Com os códigos salvos, é preciso organizá-los em um documento pdf de alta qualidade para enviá-los ao cliente, que irá escolher uma gráfica de sua confiança para realizar a impressão.

Ademais, é importante que o audiodescritor esteja preparado para responder todo tipo de dúvida em relação à acessibilidade e usabilidade dos códigos, pois como a audiodescrição ainda é relativamente nova, é comum que os organizadores da exposição tenham dúvidas sobre o tamanho do código e formas de impressão.

Este projeto que usamos como exemplo, é da Exposição @metaletereo do artista @olavomachadoneto, com direção de @myfashionbuyeroficial, que aconteceu nas cidades de Belo Horizonte, Congonhas e Ouro Preto.

Para conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho ou solicitar um orçamento, entre em contato.

Exemplo da Audiodescrição das primeiras obras, na entrada do Museu.po

Compartilhe:

Mais do Blog

Audiodescrição para Editais Públicos

A audiodescrição em projetos financiados por editais públicos é uma exigência legal, técnica e ética, prevista em legislações e regulamentos que orientam os principais mecanismos

banner com colagens dos eventos com audiodescrição feitos por nós.

Audiodescrição ao vivo em Brasília

🎭 Audiodescrição para Shows e Espetáculos em Brasília Acessibilidade com emoção, técnica e impacto para o seu evento cultural Você é produtor cultural em Brasília