4 Etapas para Criar um QRCode de Audiodescrição

card pret com letras brancas e o texto. 4 etapas para criar um qrcode de audiodescrição e tornar obras de arte acessíveis para pessoas com deficiência visual.

Sempre recebemos muitas perguntas sobre como é feita a audiodescrição via qrcode. Para ajudá-los a entender cada etapa deste trabalho, elaboramos um pequeno passo-a-passo.

Análise do Projeto das Obras

Em primeiro lugar, é necessário fazer a análise da obra de arte. Em algumas situações, pode acontecer de o cliente enviar apenas o projeto da obra. Logo, o objetivo dessa etapa é reunir as principais informações, como autor, tipo de obra, ano, dimensões, e impressões do artista. Além disso, coletar informações adicionais também pode ajudar a construir uma imagem mental da obra.

Análise do Espaço

A segunda etapa é a análise do espaço em que as obras serão expostas. Muitas vezes, uma única exposição ocupa toda a galeria. Neste caso, além de fazer a audiodescrição das obras, é preciso descrever também o espaço em que ela ocupa para criar uma imagem mental que seja o mais realista possível.

Construção da Audiodescrição

Posteriormente vem a terceira etapa, onde ocorre a construção da audiodescrição. Essa etapa envolve o roteiro, consultoria, narração, edição de áudio e, por fim, a geração do qrcode. Cada etapa pode ser feita por um profissional diferente, já que envolve habilidades distintas de escrita e leitura, técnicas de locução e edição de áudio e imagem.

Geração do QR Code de Audiodescrição

A quarta etapa é a geração do QRCode propriamente dito. 

Esse código funciona como um link de acesso a um endereço virtual, portanto, é preciso salvar essa trilha de áudio em uma página web

Nós, por exemplo, salvamos tudo no site do Cinema Cego. Depois de salvar a AD de todas as obras, é necessário copiar o link de cada uma e gerar manualmente cada qrcode (sim, é um processo trabalhoso). Com os códigos salvos, é preciso organizá-los em um documento pdf de alta qualidade para enviá-los ao cliente, que irá escolher uma gráfica de sua confiança para realizar a impressão.

Ademais, é importante que o audiodescritor esteja preparado para responder todo tipo de dúvida em relação à acessibilidade e usabilidade dos códigos, pois como a audiodescrição ainda é relativamente nova, é comum que os organizadores da exposição tenham dúvidas sobre o tamanho do código e formas de impressão.

Este projeto que usamos como exemplo, é da Exposição @metaletereo do artista @olavomachadoneto, com direção de @myfashionbuyeroficial, que aconteceu nas cidades de Belo Horizonte, Congonhas e Ouro Preto.

Para conhecer um pouco mais sobre o nosso trabalho ou solicitar um orçamento, entre em contato.

Exemplo da Audiodescrição das primeiras obras, na entrada do Museu.po

Compartilhe:

Mais do Blog

banner com colagens dos eventos com audiodescrição feitos por nós.

Audiodescrição ao vivo em Brasília

🎭 Audiodescrição para Shows e Espetáculos em Brasília Acessibilidade com emoção, técnica e impacto para o seu evento cultural Você é produtor cultural em Brasília

banner vermelho com letras brancas. Autodescrição em reuniões e palestras. Logo abaixo, à esquerda, fotografia de uma mulher sorridente. ela está com o braço esquerdo dobrado e mão virada para cima, como se segurasse uma bandeja.

Autodescrição em Reuniões e Palestras.

Qual a diferença entre audiodescrição e autodescrição? AUDIODESCRIÇÃO é um recurso de acessibilidade que transforma o que é visual em verbal. AUTODESCRIÇÃO é a descrição

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support