AUDIODESCRIÇÃO NO TEATRO

card de fundo preto e duas cortinas vermelhas, uma de cada lado. O centro, o texto: audiodescrição no teatro. o que você precisa saber. Logo abaixo, duas máscaras que representam o teatro.
Audiodescrição no teatro, o que você precisa saber.

Separa papel e caneta porque nesta matéria eu vou te contar tudo o que você precisa saber sobre a audiodescrição no teatro.

Ao final, você entenderá:

    1. Como funciona a audiodescrição no Teatro;
    2. Quais são os equipamentos necessários;
    3. O que é preciso para a elaboração de um roteiro de audiodescrição;
    4. Porquê o audiodescritor precisa participar do ensaio antes da apresentação.

    Qual o papel do consultor.

    Como Funciona a Audiodescrição no teatro?

    Vamos partir do princípio que a audiodescrição (AD) é um tipo de tradução. No teatro, essa tradução acontece simultaneamente à apresentação do espetáculo. As falas do audiodescritor entrarão nos intervalos dos diálogos existentes entre os personagens.

    Dessa forma, para que o som dessa fala não interfira na performance dos atores nem na experiência do restante da plateia é preciso que o audiodescritor esteja em um espaço com isolamento acústico e vista para o palco.

    A vista para o palco é necessária porque, mesmo com o roteiro pré-elaborado, no teatro sempre acontecem os improvisos e para que a AD acompanhe todos os acontecimentos, é preciso que o profissional tenha vista integral para o palco, para não perder nenhum detalhe.

    E quais são os equipamentos necessários?

    Para que a transmissão aconteça, é necessário uma Cabine Acústica e Equipamentos de Transmissão, que são os mesmos utilizados em eventos com tradução simultânea.

    Cabine Acústica

    O objetivo da cabine acústica é, como o próprio nome sugere, oferecer um isolamento acústico, de maneira que a fala do audiodescritor não atrapalhe na performance dos atores nem na experiência do restante da plateia. Já imaginou você assistindo a uma apresentação e alguém conversando ao seu lado? Não dá, né? Em alguns lugares, é possível fazer a transmissão diretamente da cabine de som do teatro, mas isso depende de vários outros fatores. Consulte a gerência do local para verificar essa possibilidade. Caso seja possível, você precisará apenas dos equipamentos de transmissão.

    Imagem de uma cabine acústica.

    Equipamento de Transmissão

    Esse equipamento possui uma mesa com microfone de transmissão e rádios receptores. Esses rádios são conectados aos fones de ouvido para que os usuários escutem a audiodescrição e possam entender as mensagens visuais transmitidas no palco através das expressões corporais e faciais dos atores, dos detalhes do cenário, da iluminação que marca passagem de tempo, quem entra e quem sai de cena, e tudo aquilo que seja visual e significativo para o entendimento da narrativa.

    Fotografia de uma mulher dentro de uma cabine acústica. Ela está sentada e apoia os braços na mesa, onde estão localizados os microfones de transmissão e rádios receptores.

    O que é preciso para a produção do Roteiro de Audiodescrição no Teatro?

    O roteiro de AD é o documento em que o audiodescritor constrói a narrativa descritiva. Como eu disse anteriormente, todas as entradas da AD são inseridas nos intervalos dos diálogos existentes entre os personagens e não devem se sobrepor a eles, para não confundir o usuário.

    Para que este roteiro seja assertivo e faça entradas bem marcadas, sem risco de sobrepor às falas dos atores, é preciso que o audiodescritor tenha acesso ao texto dramático do espetáculo. Neste texto, há todas as falas, rubricas, deixas e informações necessárias para o entendimento profundo do que e como acontecerá a apresentação, quem são os personagens, nomes e características marcantes de cada um, detalhes importantes do cenário e etc. Será com base nessas informações que o audiodescritor vai elaborar o roteiro de audiodescrição.

     

    Neste processo de elaboração, uma boa conversa com o diretor pode ajudá-lo a entender melhor sobre a narrativa e tudo o que for relevante para o bom entendimento da história. Nesta etapa, todas informações e detalhes sobre os personagens, marcações, passagem de tempo, iluminação, figurino, cenário e sonoplastia, são importantes.

    De quantos ensaios o audiodescritor precisa participar para fazer a audiodescrição?

    É indispensável que o audiodescritor participe de, pelo menos, dois ensaios antes de fazer a apresentação da audiodescrição de um espetáculo.

    Para a entrega de um serviço de qualidade, é indispensável ter assistido ao espetáculo com antecedência para entender e mapear tudo aquilo que é indispensável de ser transmitido. Não é possível fazer um bom trabalho sem esse preparo prévio.

    Eu, por exemplo, não pego projetos que não disponibilizem acesso prévio aos ensaios. Este é um tipo de trabalho que consome muito tempo e preparo do profissional audiodescritor. É preciso que o profissional tenha uma capacidade elaborada de escrita, boa leitura, criatividade e pensamento ágil para escrever um bom roteiro que seja claro, simples e capaz de transmitir detalhes que podem potencializar a conexão da narrativa com os usuários. Além disso, também é importante ter uma voz com amplitude para que a transmissão ocorra de maneira eficiente e envolvente.

    Sendo assim, no primeiro ensaio, o audiodescritor vai mapear todas as entradas possíveis da audiodescrição. A partir daí ele vai elaborar o roteiro com base no texto dramático para audiodescrever tudo aquilo que for relevante sem correr o risco de sobrepor às falas dos atores.

    Qual o papel do Consultor de Audiodescrição?

    Como vimos anteriormente, o audiodescritor precisa participar de, pelo menos, dois ensaios. No segundo ensaio, o audiodescritor levará o pré-roteiro elaborado para compartilhar com o Consultor de Audiodescrição. Este profissional, é um audiodescritor com deficiência visual. É ele que vai avaliar se as falas da AD estão inteligíveis ou se há algo que precisa ser melhorado. Essa etapa é de suma importância e não pode de forma alguma ser desconsiderada.

    Com o roteiro aprovado, partiu apresentação!

    O dia da apresentação! O que acontece?

    No dia da apresentação, o audiodescritor deve chegar com, no mínimo, 40 minutos antes do início do espetáculo. Quando os usuários da AD se assentarem, é hora de testar a transmissão e ver se está tudo ok. Quando faltar uns 10 minutos para o início, o audiodescritor já pode começar a transmissão da AD.

    É neste início que ele fará a introdução do espetáculo, descreverá o cenário, os personagens, características marcantes de cada um, figurino, posição das luzes, e tudo aquilo que for relevante para o bom entendimento da narrativa.

    Ademais, é importante dizer que a audiodescrição não vai ocupar absolutamente todos os espaços vazios do espetáculo. Em muitos momentos, o silêncio é utilizado como estratégia de envolvimento. É preciso entender todas essas nuances e audiodescrever somente o que for necessário e indispensável. Isso significa que as entradas da audiodescrição acontecerão apenas nos intervalos dos diálogos mas não ocupará todos os silêncios existentes.

    Ser audiodescritor é ser um Contador de Histórias...

    E uma história bem contada, de forma clara, direta e envolvente, pode aumentar consideravelmente a conexão do usuário com a narrativa.

    Se você é produtor(a), pense com cautela sobre o profissional que irá contratar para audiodescrever o seu espetáculo, pois será através dos olhos deste profissional que muitos usuários vão enxergar (ou não) os detalhes preciosos seu trabalho.

    Se o seu espetáculo for acontecer aqui em Brasília-DF, entre em contato! Será um prazer atendê-lo.

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