Categorias
Audiodescrição

Como atender clientes cegos em um Restaurante?

Fotografia de um casal de olhos vendados, sentados em uma mesa redonda de restaurante.

Como você já viu no post anterior que compartilhamos aqui no nosso blog, a primeira parte de um atendimento é a SUA apresentação. Ao receber um cliente cego, apresente-se e diga o seu nome DIRETAMENTE ao cliente cego. Mesmo que este cliente esteja acompanhado, fale diretamente com ele, ok?

Para te ajudar a oferecer um ótimo atendimento a todos os clientes com deficiência visual (cego, idoso ou pessoa com baixa visão), preparamos uma lista com dicas super valiosas que vão te ajudar a levar o seu atendimento inclusivo a um nível muito mais impactante. Vamos lá?

As preciosas dicas são:

  • Ofereça ajuda assim que o cliente cego chegar e coloque-se à disposição. Pergunte como você pode ajudá-lo e se pode acompanhá-lo a uma mesa. Será que ele quer se sentar em algum lugar específico, como perto de janelas?
  • Cego não é surdo (não grite para falar com ele);
  • Assim que ele se sentar, você pode informá-lo sobre a localização do banheiro, do caixa, e outros pontos importantes;
  • Se o seu estabelecimento não possui cardápio acessível, você pode perguntar se o cliente deseja alguma coisa em especial ou se tem restrições alimentares e quais são suas preferências. Isso vai te ajudar a sugerir um prato que agrade.
  • Agora que você já sabe as preferências do cliente, o que ele não gosta e sabe se ele tem ou não alguma alergia alimentar, LEIA o cardápio para ele. Comece pelas preferências que ele destacou e diga os itens que acompanham o prato. Por exemplo: Bife a cavalo – bife grelhado com ovo frito, acompanhado de arroz, bata frita, farofa e salada;
  • Antes de servi-lo pergunte se ele deseja que sua carne venha cortada. Caso ele queira, oriente a equipe da cozinha. Isso pode facilitar, mas nem todos gostam. Por isso, pergunte!
  • Ao servi-lo, localize a comida na mesa e no prato. Caso o refeição seja um “prato feito”, dê as coordenadas dos alimentos dentro do prato. Divida mentalmente o prato em quadrantes e use orientações direcionais para informar onde está posicionado cada alimento (arroz no canto superior esquerdo do prato, feijão a direita, bife no canto inferior esquerdo e batata frita a direita);
  • Localize as colheres de servir, caso elas estejam sobre a mesa.
  • Nomeie todos os itens colocados sobre a mesa e localize-os com instruções direcionais (balde de gelo no centro da mesa, taça à frente do prato, salada à direita…)

A experiência geral em um restaurante pode, muitas vezes, compensar a própria comida. Por isso, certifique-se de oferecer um ótimo atendimento a clientes com deficiência visual, Uma experiência agradável certamente encanta qualquer pessoa e eles certamente desejarão repetir uma experiência encantadora e não pensarão duas vezes em indicar o seu estabelecimento para toda a sua rede de contatos. Seja você a diferença que deseja ver no mundo e compartilhe aqui suas experiências.

Deixe uma resposta