Categorias
Audiodescrição

Kellogg’s lança embalagem de cereal acessível em celebração ao Dia Mundial da Visão

Para celebrar o Dia Mundial da Visão, no último dia 08 de outubro a Kelloggs lançou caixas de Coco Pops – cereal matinal sabor cacau – acessíveis para cegos e deficientes visuais em todo o Reino Unido.

As novas caixas foram criadas em parceria com o Royal National Institute of Blind People (RNIB) e permite que o usuário detecte através de seu smartphone o QRCode que está na embalagem e tenha acesso à rotulagem e outras diversas informações (como a presença de alérgenos) para o usuário.

A campanha surgiu após uma pesquisa do RNIB, onde foi constatado que nove em cada dez deficientes visuais sentem que as informações nas embalagens dos alimentos são difíceis e até mesmo impossíveis de ler.

Ao apontar a câmera do celular para o código desenhado na caixa, o cliente passa a ter as informações direto no smartphone, podendo escolher se quer os ingredientes, alérgenos ou informações de reciclagem lidos em voz alta para eles.

A tecnologia foi introduzida no Reino Unido pela primeira vez como parte de um teste da Kelloggs. Caso obtenha sucesso, a gigante dos cereais matinais planeja adaptar mais de suas caixas de cereais para incluir essa tecnologia.

Marc Powell, líder de acessibilidade estratégica no RNIB, explica:

“Informações importantes sobre a embalagem podem muitas vezes estar em letras muito pequenas, dificultando a leitura por pessoas cegas e baixa visão, o que torna as compras um verdadeiro desafio, especialmente para aqueles com necessidades dietéticas específicas – já que não conseguem ver as informações nutricionais importantes”.

As caixas de cereais Coco Pops do Dia Mundial da Visão em edição limitada também são gravadas em braille e as informações na embalagem estão em um tamanho de fonte maior.

E você, o que achou da ideia? Nós achamos incrível, principalmente porque é exatamente este o nosso trabalho: Tornar produtos de consumo acessíveis às pessoas com deficiência visual para que todos saibam exatamente o que estão comprando. Para ter acesso a mais informações sobre os nossos serviços, acesse o link que está na bio @cinemacego