Categorias
AD e o Mercado

O isolamento e as pessoas com deficiência

Com o isolamento forçado pelo Covid-19, muitas pessoas estão enfrentando o sentimento de exclusão da vida normal e sensação de isolamento que muitas pessoas com deficiência enfrentam diariamente em suas vidas. Para essas pessoas, esse isolamento não é algo temporário nem passageiro.

Pessoas com deficiência tem maior probabilidade de estarem desempregadas. As alterações em todo mercado de trabalho geradas pelo isolamento trouxeram uma grande reflexão para muitas empresas, que viram que seus negócios poderiam continuar existindo mesmo que seus colaboradores estivessem em casa. Esse novo cenário tem grandes implicações para a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, já que muitas das práticas e adaptações que rapidamente foram implementadas para a manutenção dos negócios, também poderiam ser utilizadas para incluir as pessoas com deficiência.

O valor que vemos nas comunicações digitais, que permitem que pessoas permaneçam conectadas com amigos e familiares, impedindo a solidão, também se aplica às pessoas com deficiência.

Precisamos garantir que os sites e mídias digitais sejam acessíveis para que as pessoas com deficiência possam usufruir dos mesmos benefícios que estamos experimentando neste momento.

A revolução da inclusão vem ganhando cada vez mais força nos últimos anos. A medida que grandes empresas globais despertam para os benefícios morais, sociais e econômicos da inclusão de pessoas com deficiência, avanços importantes se materializam em ações de impacto social.

Talvez agora que conhecemos um pouco do dissabor de se sentir isolado, possamos enfim reconhecer o melhor de todos. Afinal de contas, as maiores barreiras geralmente são geradas pelo próprio ambiente e não pela deficiência em si.