QRCODE DE AUDIODESCRIÇÃO, O QUE VOCÊ PRECISA SABER

Fotografia de uma galeria de arte. A parede é branca e tem 4 quadros horizontais enfileirados um ao lado do outro. Ao lado de cada quadro há um QRcode com o símbolo da Audiodescrição ao centro.

O QRCode de AD é, hoje, a forma mais rápida, fácil e barata de tornar uma exposição de arte acessível às pessoas com deficiência visual.

Tenho notado que a maioria das pessoas que nos procuram, NÃO tem a menor ideia do que precisa ser feito para que o público-alvo desse recurso tenha uma jornada, de fato, acessível.

Onde colocar esse QRcode? Ele vai na ficha técnica de cada obra? Como que o usuário vai saber onde encontrar o código? Que tamanho deve ter esse código impresso? Como o usuário vai fazer a leitura para ouvir a audiodescrição? Essas são apenas algumas das perguntas que tenho escutado muito nos últimos meses.

Como o meu objetivo aqui sempre foi compartilhar informações úteis, resolvi escrever esse post para que todos possam saber o que precisa ser feito para que o usuário de AD tenha uma ótima experiência em uma exposição de arte com audiodescrição via QRcode.  

O primeiro ponto importante que preciso mencionar, é o marketing de divulgação do evento. Você tem divulgado que o seu evento oferecerá recurso de AD via QRCode? O público-alvo (pessoa com deficiência visual) precisa saber disso. Essa informação precisa chegar até eles. Entre em contato com associações e escolas de educação especial para fazer essa informação chegar a quem precisa.

Outro aspecto que também deve estar muito claro para o usuário, é o local em que esse QRCode vai ser disponibilizado: vai ser na ficha técnica? É preciso informar de maneira clara onde esse código estará posicionado em relação à obra. É importante ter pessoas capacitadas para orientar esses usuários dentro da exposição.

O terceiro aspecto importante está relacionado ao TAMANHO do QRCode. Ao receber os códigos personalizados em meio digital, tenha em mente de que eles NÃO devem ser pequenos. Além disso, é preciso que estejam em ALTO RELEVO para que o usuário consiga identifica-lo pelo toque para possa apontar a câmera de forma correta e fazer a leitura.

E você, tem alguma dúvida sobre o QRCode de AD?

*Este post tem legenda alternativa