VOCÊ CONHECE O POTENCIAL DA AD?

Potencial da Audiodescrição. Imagem de um grande iceberg. A parte que está acima do nível da água e bem pequena está relacionada ao que as pessoas conhecem da audiodescrição, que é a acessibilidade cultural. E a parte que está submersa representa o que as pessoas desconhecem: acessibilidade no mercado de consumo.

As grande maioria das pessoas ainda desconhece o verdadeiro potencial da audiodescrição. O que muitos pensam é que esse recurso acessível é utilizado apenas para tornar produtos culturais acessíveis.

O que ninguém te contou é que essa poderosíssima ferramenta pode fazer muita diferença se for utilizada em todas as situações em que haja interação com pessoas. Seja na cultura, na educação ou no mercado de consumo. A audiodescrição pode ser utilizada de várias maneiras. Pois é versátil e se adapta a qualquer contexto.

Existe uma demanda não atendida gigantesca com potencial de impacto muito maior às pessoas com deficiência visual, que é o mercado de consumo. As empresas estão cada vez mais atentas e engajadas em causas de impacto social positivo, e os profissionais que estiverem preparados, obviamente se destacarão de todos os outros. Você está preparado ou vai ser mais um na multidão?

É sempre bom lembrar que cego também é consumidor. Assim como eu, assim como você, a pessoa cega também tem vida social, trabalha, estuda, compra roupa, sapato, comida e remédio, assim como todos nós.

Seja para descrever um produto presencialmente ou para disponibilizar as informações via QRCode. A audiodescrição no mercado de consumo pode possibilitar que a pessoa com deficiência visual tenha mais autonomia na sua decisão de compra, pois dessa forma, ela vai saber exatamente o que tem naquele prato que está no cardápio ou quais as características de uma roupa em uma loja de departamento. Promovendo, assim, uma inclusão real de pessoas com deficiência visual (cegos, baixa visão e idosos) em todos os espaços sociais.

Seja um profissional diferenciado, destaque-se no mercado de trabalho e esteja preparado para utilizar a audiodescrição em todos os contextos da sua vida para impactar positivamente a vida de muito mais pessoas.

Conheça o nosso curso de Audiodescrição 2.0 e saiba como utilizar esse poderoso recurso de acessibilidade para tornar produtos culturais, educacionais e de consumo acessíveis às pessoas com deficiência visual.