COMO UTILIZAR A AUDIODESCRIÇÃO PARA AUMENTAR O DESEJO PELO SEU PRODUTO?

fotografia de uma boca feminina mordendo o canto inferior do lábio.

Você já parou para pensar que a AD pode ser uma poderosa ferramenta de marketing? Isso mesmo! E não me refiro somente ao marketing exclusivo para pessoas com deficiência visual não, isso vale para TODAS AS PESSOAS.

Se você faz parte do (ainda) pequeno grupo de pessoas que pensa de forma inclusiva e enxerga que a pessoa cega também é consumidora, já percebeu que a grande maioria das empresas não faz a MENOR IDEIA de como descrever os produtos que vendem. As hashtags pracegover e paratodosverem estão em todos os lugares. Afinal de contas, todo mundo quer se mostrar inclusivo, mesmo que na verdade, essa pseudoinclusão seja frágil e apenas “instagramável” (já falei sobre essa prática nos posts aqui em baixo, dá uma pesquisada, caso  ainda não tenha lido).

O que tenho visto nos perfis de e-commerce em geral são descrições vagas, que não estão focadas NO PRODUTO, nem nas qualidades ou diferenciais que ele oferece. São descrições preguiçosas que estão ali apenas para cumprir tabela. O que, na minha opinião, é uma completa perda de tempo, pois não está sendo útil para NINGUÉM!

E se em vez de fazer essa descrição preguiçosa, as empresas utilizassem uma “audiodescrição marqueteira”, que descrevesse o produto de uma forma envolvente e destacasse suas melhores características para DESPERTAR O DESEJO de todos os consumidores?

Para fazer isso, é preciso analisar cada produto com muita atenção e responder a algumas perguntas específicas sobre ele. Quanto mais específico, melhor. Lembre-se que para a pessoa cega, É A DESCRIÇÃO que vai criar a imagem na mente. Então seja específico e abuse da criatividade. Além de ser ESSENCIAL para a pessoa cega, isso pode ser muito útil para muitas outras pessoas que podem não ter enxergado ou percebido detalhes importantes apenas olhando para as fotos.

Esse tipo de MARKETING INCLUSIVO vai abrir as portas para um público MUITO MAIOR. Pense nisso da próxima vez que for descrever um produto em sua loja virtual.

Nos próximos posts vou compartilhar alguns exemplos práticos de como isso pode ser feito.

Fique de olho e se achou essa mensagem importante, compartilhe!