PSICOLOGIA DAS CORES NO CINEMA – A COR AZUL

Imagem da personagem Tristeza, do filme Divertidamente. Ela é azul, tem o cabelo curto, liso, na altura da orelha, jogado para o lado. Usa um casaco branco e óculos de grau de armação redonda. O semblante dela é de tristeza.

No cinema, as cores são um dos principais elementos da composição da obra, seja através do figurino, do ambiente e até dos efeitos de pós-produção. Elas são utilizadas para trabalhar e mexer com as emoções dos telespectadores e impactam diretamente na experiência que teremos com um filme.

Como vocês viram no post anterior, existem cores frias e quentes. Hoje vamos falar do AZUL, considerado uma cor fria.

O azul pode ser utilizando tanto para transmitir calma, segurança e tranquilidade, quanto para transmitir melancolia, tristeza, solidão e frieza.

Não por acaso a personagem Tristeza, do filme Divertidamente, é representada pela cor azul.

Por esse motivo, muitas vezes a cor azul é utilizada para esfriar uma cena.

Um ótimo exemplo dessa estratégia, é o filme Mad Max – Estrada de Fúria.

Cena do filme Mad Max, Estrada de Fúria, de 2015, com o tom azul destacando a Frieza e solidão do personagens em cena. Dentro de um veículo, estão a atriz Charlize Theron e mais 3 personagens. Em primeiro plano, a esquerda, Charlize é retratada na cor azul. Ao fundo, há 3 moças abraçadas, que estão destacadas em laranja.
Cena do filme Mad Max, de 2015.

Numa cena em que os personagens estão dentro do veículo, Charlize Theron e Tom Hard, que estão em primeiro plano, são representados na cor azul e as moças do banco de trás, que estão abraçadas, em tons de laranja. O laranja é a cor do fogo e nesta cena representa o calor humano. Já o azul é utilizado para representar a frieza e a solidão dos protagonistas.

De acordo com a teoria das cores, o azul e o laranja ficam em lados opostos das cores complementares. Isso significa que elas são contrastes perfeitos uma da outra.

No filme O Regresso (2015), o azul está associado ao frio, isolamento e até à melancolia do personagem de Leonardo Di Caprio.

Cena de O Regresso, filme de 2015. Filtro azul para destacar o Frio, isolamento e melancolia do personagem em cena, interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio. Ele está um ambiente cercado de neve e usa um grande casaco de pele. Ao fundo, céu azul corta a linha do horizonte.
Cena do filme O Regresso, de 2015.

Em A Noiva cadáver, de Tim Burton o azul remete à tristeza e melancolia.

Cena do filme a noiva cadáver, de 2005, com filtro azul para destacar  Isolamento e melancolia. Filme de animação em stop motion com os personagens Victor Van Do e Victoria Everglot. A esquerda, Victoria é azul, tem o cabelo comprido e azul e usa um vestido de noiva branco. Ao seu lado, Victor. Ele é branco, tem o cabelo preto e curto e usa um terno cinza.
Cena do filme a noiva cadáver, de 2005.

Como vocês perceberam, absolutamente nada na produção audiovisual é escolhido ao acaso. Existe muito simbolismo por trás das cores e os produtores sabem muito bem como utilizá-las para transmitir determinadas sensações e emoções ao público.

Entender essas especificidades, contribui de forma significativa para transmitir a emoção correta de cada cena na hora de elaborar o roteiro de audiodescrição de um filme.

E você, já tinha percebido a quantidade de informação que as cores transmitem?

Comentaí!