PSICOLOGIA DAS CORES NO CINEMA – A COR AZUL

Imagem da personagem Tristeza, do filme Divertidamente. Ela é azul, tem o cabelo curto, liso, na altura da orelha, jogado para o lado. Usa um casaco branco e óculos de grau de armação redonda. O semblante dela é de tristeza.

No cinema, as cores são um dos principais elementos da composição da obra, seja através do figurino, do ambiente e até dos efeitos de pós-produção. Elas são utilizadas para trabalhar e mexer com as emoções dos telespectadores e impactam diretamente na experiência que teremos com um filme.

Como vocês viram no post anterior, existem cores frias e quentes. Hoje vamos falar do AZUL, considerado uma cor fria.

O azul pode ser utilizando tanto para transmitir calma, segurança e tranquilidade, quanto para transmitir melancolia, tristeza, solidão e frieza.
Não por acaso a personagem Tristeza, do filme Divertidamente, é representada pela cor azul.

Por esse motivo, muitas vezes a cor azul é utilizada para esfriar uma cena. Um ótimo exemplo dessa estratégia, é o filme Mad Max – Estrada de Fúria.

Cena do filme Mad Max, Estrada de Fúria, de 2015, com o tom azul destacando a Frieza e solidão do personagens em cena. Dentro de um veículo, estão a atriz Charlize Theron e mais 3 personagens. Em primeiro plano, a esquerda, Charlize é retratada na cor azul. Ao fundo, há 3 moças abraçadas, que estão destacadas em laranja.
Cena do filme Mad Max, de 2015.

Numa cena em que os personagens estão dentro do veículo, Charlize Theron e Tom Hard, que estão em primeiro plano, são representados na cor azul e as moças do banco de trás, que estão abraçadas, em tons de laranja. O laranja é a cor do fogo e nesta cena representa o calor humano. Já o azul é utilizado para representar a frieza e a solidão dos protagonistas. De acordo com a teoria das cores, o azul e o laranja ficam em lados opostos das cores complementares. Isso significa que elas são contrastes perfeitos uma da outra. No filme O Regresso (2015), o azul está associado ao frio, isolamento e até à melancolia do personagem de Leonardo Di Caprio.

Cena de O Regresso, filme de 2015. Filtro azul para destacar o Frio, isolamento e melancolia do personagem em cena, interpretado pelo ator Leonardo Di Caprio. Ele está um ambiente cercado de neve e usa um grande casaco de pele. Ao fundo, céu azul corta a linha do horizonte.
Cena do filme O Regresso, de 2015.

Em A Noiva cadáver, de Tim Burton o azul remete à tristeza e melancolia.

Cena do filme a noiva cadáver, de 2005, com filtro azul para destacar  Isolamento e melancolia. Filme de animação em stop motion com os personagens Victor Van Do e Victoria Everglot. A esquerda, Victoria é azul, tem o cabelo comprido e azul e usa um vestido de noiva branco. Ao seu lado, Victor. Ele é branco, tem o cabelo preto e curto e usa um terno cinza.
Cena do filme a noiva cadáver, de 2005.

Como vocês perceberam, absolutamente nada na produção audiovisual é escolhido ao acaso. Existe muito simbolismo por trás das cores e os produtores sabem muito bem como utilizá-las para transmitir determinadas sensações e emoções ao público. Entender essas especificidades, contribui de forma significativa para transmitir a emoção correta de cada cena na hora de elaborar o roteiro de audiodescrição de um filme.

E você, já tinha percebido a quantidade de informação que as cores transmitem?

Compartilhe:

Mais do Blog

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support