QRCode de Audiodescrição: muito mais que uma ferramenta acessível

Que o QRCode é a forma mais rápida e barata de tornar uma obra de arte acessível para as pessoas com deficiência visual, você já sabe.

Mas você sabia que, além de usá-lo como ferramenta acessível, esse mesmo QRCode pode transformar a experiência de pessoas que enxergam?

Como assim? Você deve estar se perguntando.

Calma que eu explico.

A quantidade de informações que podemos disponibilizar através de um simples QRCode é quase infinita. Sendo assim, eu posso gerar um código com a ficha técnica da obra, incluir a descrição personalizada sobre ela para possibilitar que as pessoas cegas saibam cada detalhe considerado relevante, também posso adicionar informações e curiosidades sobre o artista e seu processo de criação e, se ainda for pouco, a gente ainda pode adicionar um vídeo mostrando a obra sendo criada. Ou seja, o céu o limite para quem tem um pouco de criatividade.

Pesquisas mostram que grande parte dos visitantes não leem fichas técnicas muito longas. Seja pela dificuldade de enxergar as letras ou por qualquer outro motivo.  E se, em vez de textos escritos, essa informação for transmitida por uma voz agradável e envolvente? Essa simples mudança de perspectiva pode fazer com que muito mais pessoas utilizem esse recurso como ferramenta para um mergulho ainda mais profundo nas obras de arte e nas informações e ideias que elas transmitem, potencializando a experiência de todos, com e sem deficiência visual.

Importante dizer que não basta colocar o QRCode ao lado da obra e achar que todo mundo vai saber do que se trata. É importante que haja um comando de leitura para que os usuários saibam que tipo de informação eles terão acesso ao escanear esse código.

Se precisar de ajuda em todo esse processo, conte comigo. Essa é a minha especialidade!

E você, já tinha pensado sobre isso?